Na noite de ontem, dia 16.04, o Ato Regional de Defesa das Cachoeiras do Talhadão e de São Roberto, organizado pela Associação de Defesa dos Rios Turvo e Preto (Amertp) e pelo diretório municipal do Partido Verde, na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, reuniu cerca de 100 pessoas entres dirigentes políticos, artistas, ativistas ambientais, moradores de Palestina e simpatizantes da causa.
Estiveram presentes para a abertura do encontro o presidente estadual do Partido Verde, Marco Mroz, e o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Rogério Menezes, que defenderam a preservação dos rio Turvo e Preto, junto com as cachoeiras do Talhadão e de São Roberto – assista aos discursos.
Mais do que um protesto, o ato foi um pedido de união entre a sociedade, representantes políticos e ambientalistas para a preservação do maior patrimônio ambiental da região, e de seu bioma. No encontro, os organizadores solicitaram às autoridades presentes a celeridade no processo de tombamento das cachoeiras do Talhadão e de São Roberto, tendo em vista seu valor histórico, ambiental, e até cultural – já que indícios apontam para sítios arqueológicos em seu entorno.
O ato público contou ainda com apresentação do professor e biólogo Arif Cais, ovacionado pelos presentes. Arif discorreu sobre a importância da preservação dos rios para o meio ambiente e para a população da região noroeste paulista. No final de evento, todas as autoridades foram convidadas a assinar um documento se comprometendo a apoiar a preservação da área.
Com um discurso emocionado, a advogada Gisele Paschoeto agradeceu a todos os participantes. Também estiveram no evento os deputados estaduais João Paulo Rillo, Carlão Pignatari, o Pr. Sebastião dos Santos, o Bispo Diocesano de Rio Preto Dom Paulo Mendes Peixoto, o assessor especial da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Mário Welber, e os ex-prefeitos Prof. Manoel Antunes e Dr. Wilson Romano Calil, responsável pelo encerramento do ato.
Fonte:http://www.pvsp.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário