O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Em Piracaia, o Ensino Fundamental já atingiu a meta de 2015. Os números foram divulgados pelo MEC no último dia 15 e são relativos ao ano de 2011.
“Toda Rede Municipal de Ensino trabalhou muito para elevar o índice do IDEB e atingir as metas propostas pelo Ministério da Educação. Ao iniciarmos o nosso trabalho em 2009, tínhamos um IDEB de 4,9 e saltamos, ao final do mesmo ano, para 5,6 e em 2011 para 5,7. Deste modo estamos ocupando o 5º lugar no Ranking do Pólo UNDIME de Bragança Paulista, constituído por 17 Municípios. O resultado é bom, mas isso não significa satisfação total, pois os desafios da Educação são diários e constantes”, destacou a diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Estela de Almeida Izzo.
Dentre os investimentos na educação de Piracaia, se destacam: formação de professores, avaliação por ciclos e redução – a quase zero – a evasão escolar. “Estamos no estágio avançado de proeficiência, e sabemos que muito há para se fazer. Se tratando de educação, nunca podemos nos dar por satisfeitos”, concluiu Maria Estela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário